O texto literário de ficção não possui
compromisso com a distinção entre a verdade e a mentira (conceitos fluídos e de
difícil comprovação). Sob esse dístico, o mexicano Álvaro Enrique escreveu um romance que desafia as classificações acadêmicas – embora, muitos críticos não tenham o mínimo
escrúpulo para sacar do coldre uma daquelas palavras mágicas com que costumam rotular
tudo o que foge da normalidade: pós-moderno. De qualquer forma, através de
capítulos curtos (encadeados em ritmo de contraponto), Morte Súbita mistura
em um liquidificador ficcional parte das histórias políticas, religiosas e
artísticas de Espanha, Inglaterra, Vaticano e México. Ao mesmo tempo, envereda
por um caminho literário pouco trilhado, desses que se recusam a se tornarem nítidos – o desejo mais significativo dessa proposta não é explicar, é complicar. Não bastasse, o
texto está repleto de um humor fino, pouco convencional, onde nada está a salvo
da ironia e da crítica.
Álvaro Enrique |
Através de uma partida de pallacorda (um
esporte ancestral do tênis) entre o artista plástico italiano Michelangelo
Merisi de Caravaggio, (1571-1610) e o poeta e ensaísta espanhol Francisco Gómez de
Quevedo y Santibañez (1580-1645), o romance mapeia uma serie de temas paralelos,
todos imprescindíveis para o adequado entendimento do inicio da modernidade: o
autoritarismo político e social, a reforma protestante e a contrarreforma
católica, o mecenato artístico, o surgimento da burguesia e, não menos importante, a ascensão e queda
da honra cavalheiresca. Além disso, abusando da fluidez
narrativa, o narrador (onisciente, em terceira pessoa, esbanjando erudição)
contrapõe os atos “civilizatórios”, praticados pelos europeus, com a
colonização do México.
Caravaggio (autorretrato) |
Em outro plano narrativo, o chiaroscuro,
que caracteriza a pintura de Caravaggio, fornece visibilidade às nuances
decorrentes da luta política e econômica que é travada nos bastidores do
Vaticano. A contraproposta, expressa no maneirismo reacionário da poesia e da prosa de Quevedo, procura esconder as diferenças essenciais que separam a nobreza e a população
sem propriedades ou títulos nobiliárquicos.
No meio desse turbilhão, os dois artistas em muitas coisas são semelhantes. Talvez a maior aproximação ocorra em torno da questão sexual. Em todas as páginas do romance, considerando as diferentes preferências e oportunidades, Caravaggio e Quevedo estabelecem como meta fundamental da existência levar alguém para a cama. Ou para algum canto escuro. Lugares onde possam praticar (sem interrupção) quaisquer transgressões que considerem excitantes. Evidentemente, essas ações estão conectadas com incontáveis perigos. Ou prazeres. Ou as duas coisas. E que estão representadas no duelo entre visões antagônicas de mundo que ocorre na quadra de pallacorda. Confirmando que os jogos não devem ser reduzidos a uma guerra por outros meios, a tensão sexual (Eros e Thanatos) entre os dois homens não diminui com a troca de golpes e contragolpes. Talvez, através de uma metáfora incomum, queiram expressar a ideia de que a morte e o esporte são apenas faces da mesma moeda.
No meio desse turbilhão, os dois artistas em muitas coisas são semelhantes. Talvez a maior aproximação ocorra em torno da questão sexual. Em todas as páginas do romance, considerando as diferentes preferências e oportunidades, Caravaggio e Quevedo estabelecem como meta fundamental da existência levar alguém para a cama. Ou para algum canto escuro. Lugares onde possam praticar (sem interrupção) quaisquer transgressões que considerem excitantes. Evidentemente, essas ações estão conectadas com incontáveis perigos. Ou prazeres. Ou as duas coisas. E que estão representadas no duelo entre visões antagônicas de mundo que ocorre na quadra de pallacorda. Confirmando que os jogos não devem ser reduzidos a uma guerra por outros meios, a tensão sexual (Eros e Thanatos) entre os dois homens não diminui com a troca de golpes e contragolpes. Talvez, através de uma metáfora incomum, queiram expressar a ideia de que a morte e o esporte são apenas faces da mesma moeda.
Francisco de Quevedo |
Enquanto os jogadores se movimentam para
lá e para cá, cabeças rolam – literalmente. Os cabelos de Ana Bolena, logo após
a sua decapitação, serviram de enchimento para quatro bolas de pallacorda.
Outras peças capilares também se transformaram em equipamento esportivo – comprovando que
a vida dos homens e das mulheres está à mercê da vontade dos reis. Ou das
apostas que se multiplicam entre aqueles que estão assistindo o embate. O valor
da vida (ou da honra) de um indivíduo somente pode ser aquilatado pela
quantidade de dinheiro que movimenta.
Por fim, há o horror construído pelos
espanhóis. Os rios de sangue produzidos pelos sofrimentos de Moctezuma II,
Cuauhtémoc, Tletlepanquetza e Malitzin (além de milhares de outros corpos
astecas) estabelecem uma nova hidrografia em terras mexicanas. Ao longe, a Espanha
e a Igreja Católica aplaudiram a violência praticada por Hérnan Cortés de Monroy
y Pizarro Altamirano, primeiro Marquês do Vale de Oaxaca (1485-1547), que, como um
monstro ávido por destruição, não teve escrúpulos para extinguir uma
civilização (em muitos aspectos mais avançada do que a Europa). Naquele momento histórico, nenhuma
selvageria foi considerada excessiva, pois tinha como objetivo conseguir um bem maior – alguns
quilos de ouro.
Hérnan Cortés |
Morte Súbita, romance com raízes
históricas, construído como ficção, consegue, com habilidade narrativa,
embaralhar a grandiosidade da tragédia e a banalidade da comédia de costumes.
Procurando romper com alguns paradigmas formais do discurso clássico do romance, Álvaro Enrique consegue elevar a arte literária e, em consequência, produzir um texto importante para a discussão travada pela teoria sobre o entrecruzamento entre a História e a ficção.
Procurando romper com alguns paradigmas formais do discurso clássico do romance, Álvaro Enrique consegue elevar a arte literária e, em consequência, produzir um texto importante para a discussão travada pela teoria sobre o entrecruzamento entre a História e a ficção.
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