Páginas

terça-feira, 17 de junho de 2014

MEU DUELO COM SOFIO



Não pretendia ler Meu Duelo com Sofio e Outros Contos, escrito por Tito Ryff. Aliás, sequer tinha conhecimento de sua existência. Outro dia, pesquisando – na Estante Virtual, que considero uma espécie de Disneylândia dos bibliófilos – alguns temas que me interessam, encontrei o volume. Edição de 1999. Preço irrisório. Encomendei um exemplar.

Composto por cinco contos, Meu Duelo com Sofio e Outros Contos, é, de forma singular, boa diversão. Sem se esconder atrás de firulas narrativas, o livro está escorado na mais singular das pretensões literárias: contar um punhado de histórias engraçadas.

No conto homônimo ao título, o romance entre o narrador e Mônica parecia destinado ao paraíso amoroso e sexual. Parecia. No meio do caminho surge um gato. Inicialmente identificado como fêmea, o felino foi batizado com o nome de Sofia, homenagem a uma avó de Mônica, recém-falecida. Desfeito o engano, para não alterar a ordem do mundo, a dona mudou apenas a vogal final. Ficou Sofio.

O gato, que tinha sido abandonado na rua, foi recolhido por Mônica em uma madrugada em que ela chegou em casa bêbada. O vínculo entre o animal e a mulher se solidificou com o tempo. Então, em qualquer situação em que esteja envolvido Sofio, a atenção de Mônica se dirige a ele. Anestesiada pelo amor que sente pelo animal, não percebe as nuances que acontecem ao redor e que, de uma forma ou de outra, começam a sabotar o namoro. Por exemplo, o felino tenta impedir a entrada do namorado no apartamento, arranha com as garras a porta do quarto naqueles momentos em que o silêncio é interrompido pelo resfolegar de nossas respirações e alguns gemidos. Mesmo nos momento em que Sofio caça pombas e tenta almoçá-las no meio da sala, essa transgressão comportamental e alimentar é vista pela dona do felino como uma pequena falta, coisa de criança.

Com o passar do tempo, o gato adquire características antropomórficas – e pouco importa se isso é verdade ou fruto da imaginação do narrador. Contra esse tipo de inimigo nenhuma arma é excessiva. Não há limites. Vale tudo – e esse “tudo” é tudo mesmo, inclusive...

As outras histórias, embora tenham suas qualidades especificas, não fazem a mínima sombra para Meu Duelo com Sofio e podem, sem qualquer tipo de constrangimento, serem considerados como “bônus”. De qualquer forma, A Espera tem algum charme; Três Amigos e uma História acrescenta humor ao universo masculino – eternamente povoado por mulheres inacessíveis; À Cata de Novos Filiados tangencia o “jeitinho” brasileiro em terras estrangeiras. Um pouco mais elaborado é Um Filho de Loulé, texto que consegue captar – com precisão – o desamparo que existe entre as gerações. Diante do filho que saiu de casa muito cedo, o pai não consegue reconhecer o mundo que os cerca, não consegue entender o que se rompeu. A solidão não é a companhia que ele escolheu para os dias que lhe restam.

Depois que terminei a leitura e emparedei o exemplar na estante, fiquei um instante a vê-lo desaparecer no meio dos outros livros. Como o show precisa continuar, cabe enfrentar o próximo desafio, a próxima leitura.

Ah, tenho pensado em comprar outros exemplares de Meu Duelo com Sofio e Outros Contos – para presentear amigos e amigas que gostam de gatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário