Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

QUARENTA E CINCO FRASES SOBRE O JORNALISMO


– As pessoas não param de confundir com noticias o que leem nos jornais. (A. J. Liebling)

– Um jornal é um instrumento incapaz de discernir entre uma queda de bicicleta e o colapso da civilização. (George Bernard Shaw)

– O jornalismo consiste basicamente em dizer “Lord Jones morreu”, para pessoas que nunca souberam que Lord Jones estava vivo. (G. K. Chesterton)

– O jornalismo é uma catapulta imensa, posta em movimento por ódios mesquinhos. (Honoré de Balzac)

– Sair na primeira página ou na página trinta depende do medo que eles têm de você. (Richard Nixon)

– Os jornais são arquivos de futilidades. (Voltaire)

– Jornalista é uma pessoa que errou a sua vocação. (Otto von Bismarck)

– Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados. (Millôr Fernandes)

– Não há perguntas embaraçosas – só respostas embaraçosas. (Carl Rowan)

– Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data. (Luis Fernando Verissimo)

– Considero como uma das felicidades de minha vida não escrever nos jornais; isto faz mal ao meu bolso, mas faz bem à minha consciência. (Gustave Flaubert)

– Os jornais excitam sempre a curiosidade. Ninguém larga nenhum jornal sem uma sensação de desapontamento. (Charles Lamb)

– Eu, quando vejo um ou dois assuntos puxarem para si todo o cobertor da atenção pública, deixando os outros ao relento, dá-me vontade de os meter nos bastidores, trazendo à cena tão somente a arraia-miúda, as pobres ocorrências de nada, a velha anedota, o sopapo casual, o furto, a facada anônima, a estatística mortuária, as tentativas de suicídio, o cocheiro que foge, o noticiário, em suma. (Machado de Assis)

– Primeiro, apure os fatos. Depois, pode distorcê-los à vontade. (Mark Twain)

– Assim que o jornal se apropria de uma notícia, os fatos se perdem para sempre – até para os protagonistas. (Norman Mailer)

– O jornalismo é forte e poderoso não pelo bem que ele faz, mas pelo mal que pode fazer. (Ibrahim Sued)

 – Por que a imprensa continua tão respeitada? É a única indústria que não dá garantias pelos produtos que vende – ficam obsoletos em menos de 24 horas. (Millôr Fernandes)

– Jornalista não é aquele que toca na banda, é o que vê a banda passar. (Joel Silveira)

– Quando se descobriu que informação era um negócio, a verdade deixou de ser importante. (Ryszard Kapuscinski)

– O jornal é uma tenda, na qual se vendem ao público as palavras da cor que se deseja. (Honoré de Balzac)

– Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade. (George Orwell)

– Todo dia de manhã abrimos o jornal e vemos mortes violentas, desastres espantosos, ameaças apocalípticas, epidemias sem conta, novas guerras, crises gigantescas, destruição e perigo em toda parte. E tem gente que ainda diz que não se diverte. (Millôr Fernandes)

– Jornalista é peixinho de aquário: colorido e faz gracinhas. O escritor é o peixe de mar profundo. O sol não entra, mas ele tem o oceano todo. (Carlos Heitor Cony)

– Uma calunia na imprensa é como a relva num belo prado: cresce por si mesma. (Victor Hugo)

– No jornalismo, não há fibrose. O tecido atingido pela calúnia não se regenera. As feridas abertas pela difamação não cicatrizam. A retratação nunca tem o mesmo espaço das acusações. (Felipe Pena)

– Os jornalistas dizem uma coisa que sabem não ser verdadeira, na esperança de que se a disserem durante bastante tempo ela acabará sendo. (Arnold Bennett)

– Os jornais, que deveriam ser os educadores do público, nada mais são que cortesões dele, quando não suas cortesãs. (Jules D’Aurevilly)

– Não foi o mundo que piorou. As coberturas jornalísticas é que melhoraram muito. (G. K. Chesterton)

– Um editor de jornal é alguém que separa o trigo do joio – e imprime o joio. (Adlai Stevenson)

– Sou a favor da imprensa livre. O que não suporto são os jornais (Tom Stoppard)

– Quanto ao jornalismo atual, não o defendo. Ele justifica a sua própria existência pelo princípio darwiniano da sobrevivência do mais vulgar. (Oscar Wilde)

– Os jornais têm mais ou menos a mesma relação com a vida que as cartomantes com a metafísica. (Karl Kraus)

– Chamo jornalismo a tudo que não será menos interessante amanhã do que hoje. (André Gide)

– Nas nossas democracias a ânsia da maioria dos mortais é alcançar em sete linhas o louvor do jornal. Para se conquistarem essas sete linhas benditas, os homens praticam todas as acções – mesmo as boas. (Eça de Queiroz)

– Desde que minha foto esteja na primeira página, não quero saber o que escreveram sobre mim na página 96. (Mick Jagger)

– Detesto quando jornalista insinua que escrevo alguma coisa para ter audiência. É claro que escrevo, sou pago para isso. Mas falam como se fosse pecado. (Gilberto Braga)

– O jornalista atribui a si mesmo uma missão, e essa missão tem notáveis semelhanças com uma operação de guerra: trata-se de conquistar audiências, bombardear com notícias num tempo precioso e milimetricamente calculado. O jornalista está acima do acontecimento como se o evento fosse um alvo preciso. O acontecimento é a presa dessa aranha que é o repórter, nessa teia noticiosa que dá a volta ao planeta. (Mia Couto)

– Os jornalistas são trabalhadores manuais, os operários da palavra. O jornalismo só pode ser literatura quando é apaixonado. (Marguerite Duras)

– A ética deve acompanhar sempre o jornalismo, como o zumbido acompanha o besouro. (Gabriel Garcia Márquez)

– A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida. (Oscar Wilde)

– Jornalismo e literatura são irmãos gêmeos que nasceram muito diferentes e que hoje são mais parecidos do que nunca. (Zuenir Ventura)

– Em qualquer roda é fácil reconhecer um jornalista: é o que está falando mal do jornalismo. (Millôr Fernandes)

– Um correspondente estrangeiro é um sujeito que vive de hotel em hotel e pensa que o mais importante sobre qualquer coisa que esteja acontecendo naquele país é o fato de que ele chegou para cobri-la. (Tom Stoppard)

– Há muito a ser dito em favor do jornalismo atual. Ao nos oferecer as opiniões dos incultos, nos mantém em contato com a ignorância coletiva. Ao relatar cuidadosamente os eventos corriqueiros da vida contemporânea, nos mostra que eles realmente não têm a menor importância. (Oscar Wilde)

– Benditos os que nunca leem jornais, porque verão a Natureza e, através dela, Deus. (Henry Thoreau)

Nenhum comentário:

Postar um comentário