Páginas

sábado, 6 de junho de 2020

DIÁRIO DA QUARENTENA (LXXVI)




Hoje parece ser um dia perfeito para ir ao cinema. Sábado, friozinho de inverno (aquele que nos recomenda ficar embrulhados em casacos), uma réstia de sol no céu plúmbeo, restos da chuva espalhados no asfalto.

Imagino-me transportado para outro mundo, uma forma de fugir de mim mesmo vivendo a vida do Outro por duas horas. Infelizmente, isso não é possível. Os cinemas estão fechados. A realidade ultrapassou a ficção.

Antes era comum, em dias parecidos com o de hoje, ir à péssima página virtual da péssima rede de cinema e ver qual era o péssimo filme que estava em cartaz. Esporadicamente, boas surpresas. Mas, isso era quase como jogar na roleta, mínimas as chances de vencer. O comum era ver na programação enlatados estadunidenses de vigésima qualidade.

Isso lembra cena familiar. Ao telefone, o ilustre herdeiro de minhas dívidas e dúvidas, encenava um pequeno diálogo:

– Vamos ao cinema?
– Que filme?
(ele dizia um título qualquer)
– Sério? Você quer ver essa bobagem?
– Desde quando bobagem foi impedimento para ir ao cinema?



E lá íamos nós dois. Mais um daqueles filmes repletos de explosões, perseguições policiais, adaptações de histórias em quadrinhos. Era divertido desfrutar da companhia um do outro, prática que nos une desde tempos imemoriais. Deixando de lado os últimos anos, guardo com um misto de melancolia e felicidade um pouco daquele período longínquo, em que estivemos separados, e que eu fazia viagens longas para vê-lo. Ir ao cinema era parte da nossa diversão, era uma forma de compensávamos a perda que nos unia.  

Obviamente, ir sozinho ao cinema também faz parte do meu repertório. Esse procedimento cultural se repetia umas duas vezes por semana quando morei em São Paulo, Florianópolis, Itapema e Joinville. Perdi um pouco da cultura cinematográfica quando voltei para Lages. Mas não muito. A compensação, na medida do possível, se efetua com DVDs, streaming e outras modernidades. Evidentemente, não é a mesma coisa.



Recuperando o passado, lembro que, no final dos anos 80, um grupo de amigos fundou o Cine Clube Glauber Rocha, uma daquelas aventuras provincianas fadadas a desaparecer na poeira das epopeias quixotescas. Duas mostras, em datas diferentes, talvez uns seis meses entre uma e outra, foram exibidas em colaboração com o SESC e a Empresa de Cinema Arcoíris: Humberto Mauro e Glauber Rocha.

Nem preciso dizer que parte dos espectadores aproveitou o Cine Marrocos para dormir em alguns dos filmes de Humberto Mauro. Esporadicamente, alguém ia de fileira em fileira chamando a atenção dos sonolentos. Cinema em preto e branco, sem som, provoca esse tipo de atitude. Antes de iniciar a exibição, Mestre Nereu de Lima Goss (1924-2004) fez alguns comentários sobre os filmes.     

Com Glauber Rocha a reação foi outra: uma excitação nervosa diante do universo que misturava as questões políticas e estéticas em um assombro de cores. Paulo Ramos Derengoski, que conheceu o baiano no Rio de Janeiro, foi quem nos chamou a atenção para inúmeros detalhes da obra.



Por diversos motivos, uns mais sérios, outros mais fúteis, o Cine Clube se dissolveu no ar. Mas, felizmente, o SESC (conduzido por Lota Lothar Cruz) continuou a promover o cinema com sessões frequentes. Era uma alternativa importante para uma cidade que cada vez mais estava se conectando com modernidade e que, sem perceber, perdia algumas de suas qualidades mais essenciais.

Agora, em junho de 2020, não temos mais os cinemas de rua (Avenida, Marajoara, Marrocos, Tamoio), a Empresa Arcoíris foi embora, o Covid-19 impede as projeções do SESC e as salas do Shopping estão fechadas. O deserto se instalou onde, antes, era uma planície verdejante. Só nos resta esperar pela estação das chuvas para começar novas plantações.      

Um comentário:

  1. Eu gosto de documentários.Filmes alguns me fascinam, outros não! Atualmente tenho assistido no cinema, os personagens que agradam aos netos: Frozen, Toy Story, O Rei Leão. Em casa ou no cinema eles (netos) sempre prevalecem.

    ResponderExcluir