Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2020

DIÁRIO DA QUARENTENA (C)



Antes do almoço, constatei que não havia um único prato limpo. Olhei para a pia com tristeza, arregacei as mangas e, sem alternativa, lavei a louça. Detergente biodegradável, que o sabão de coco acabou. A ironia é que estou em licença-prêmio e o prêmio que ganhei foi a pandemia e os serviços domésticos.

Estou negligenciando as tarefas do lar. No início da quarentena estava todo entusiasmado com as novidades. Inclusive escalonei mentalmente horários para cada uma das atividades. Só não fiz tabelinhas e diagramas porque sou contra qualquer tipo de seriedade nas atividades de lazer. Com o passar do tempo (dias e noites de leituras, filmes e ócio), deixei cair a peteca, foi-se o boi com a corda, a vaca foi pro brejo. Triste fim de um jovem idoso enquanto (não muito) belo, (quase) recatado e (integralmente) do lar.

Mas vamos que vamos, que nesse fundo do poço ainda dá para cavar uns cinco metros – no mínimo. Pensando ampliar meus parcos rendimentos de funcionário público municipal de quinto escalão, vou iniciar outro projeto. Quero aproveitar o momento propício para empreender e gravar uma meia dúzia de tutoriais. A ideia é transferir para as novas gerações toda a minha experiência de trabalhador doméstico.

Alguns tópicos que deverão ser abordados: a difícil arte de varrer o apartamento, com destaque à limpeza dos cantos menos iluminados; a importância do sabão de coco para prevenir o ressecamento das mãos; como eliminar odores agressivos em áreas de conflito intestinal; parâmetros organizacionais para um melhor gerenciamento do espaço na geladeira; entre a Q-boa e o álcool gel construiremos um mundo mais seguro; você, encanador e eletricista em tempos de Covid-19; eliminação de manchas sem identificação no chão da cozinha; o rei do micro-ondas será o novo mestre do sabor; como cortar o cabelo e as unhas do pé sem sair de casa; a área de serviço como depósito geral; e diversos temas correlatos.



Serão vídeo-aulas de curta duração, mas com ensinamentos para a vida inteira. Não faltará didática, garanto! No entanto,... solicito a compreensão do distinto público-alvo para a inexistência de diploma universitário na área de ensino, pois o meu aprendizado foi empírico. Talvez, mais tarde, quando ficar rico ou ganhar um cargo no governo (o que vier primeiro), faça inscrição em algum curso à distância em universidade argentina ou alemã. Tenho muita vontade de desenvolver um pós-doutorado fake na área de armazenamento de vinhos e queijos diversos. 

Enquanto o projeto que me consagrará como coach virtual não decola... (em que direção?), continuarei enclausurado (na medida do possível), tomando o sagrado five o’clock tea com acepipes diversos. Nas horas vagas, farei dupla dançante com a vassoura nesse baile de (más)caras que a vida nos presenteou.  

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário