Páginas

quinta-feira, 25 de junho de 2020

DIÁRIO DA QUARENTENA (XCV)



A união entre literatura e cinema nem sempre resulta em felicidade. No caso das adaptações de livros de ficção, o leitor costuma deixar a sala de exibição com a sensação de que houve algum engano ou traição. E não adiante argumentar que são formas artísticas que utilizam linguagens diferentes e que o cinema, em comparação com a literatura, possui algumas limitações. É um problema insolúvel  mesmo quando a transposição é de qualidade.

Em paralelo, há uma série de filmes que adotam a metalinguagem. Isto é, que utilizam a literatura, os livros, os escritores e as livrarias como tema. Entre os clássicos desse subgênero pode-se mencionar Nunca Te Vi, Sempre Te Amei (84 Charing Cross Road. Dir. David Jones, 1987); Nunca Te Amei (The Browning Version. Dir. Anthony Asquith,1951; Dir. Mike Figgs, 1994); O Clube de Leitura Jane Austen (The Jane Austen Book Club. Dir. Robin Swicord, 2007); O Mestre dos Gênios (Genius. Dir. Michael Grandage, 2016); A Livraria (The Bookshop. Dir. Isabel Coixet, 2017).

O diretor francês Remi Benzaçon (conhecido pelo drama familiar Le Premier Jour du Reste de Ta Vie, 2008) acrescentou um novo título a esse série de filmes: O Mistério de Henri Pick (Le Mistère Henri Pick, 2019).

A editora Daphne Despero (Alice Isaaz) encontra um manuscrito na biblioteca de Crozon, na Bretanha. O texto estava na Seção dos Livros Rejeitados, que é o lugar onde estão depositados alguns textos que foram recusados por diversas editoras. Após ser publicado, As Últimas Horas de uma História de Amor se transforma em best-seller. O crítico literário Jean-Michel Rouche (Fabrice Luchini) não acredita que um texto tão interessante, que dialoga com a obra do poeta russo Alexander Sergeyevich Pushkin (1799-1837), possa ter sido escrito por Henri Pick, o falecido dono de uma pizzaria. Tomado por uma espécie de obsessão, decide que precisa descobrir quem é o verdadeiro autor da narrativa.



Misturando enciclopedismo e pedantismo, Jean-Michel faz questão de mostrar, a todo instante, a sua superioridade intelectual. Elitista delirante, condiciona a obtenção do sossego com o desmascarar o dono da pizzaria. Por isso, confronta a viúva e a editora em seu programa de televisão. Esse procedimento destemperado resulta em duas pequenas tragédias: perde o emprego e é abandonado pela esposa.

Sem grandes objetivos imediatos, Jean-Michel decide iniciar uma cruzada detetivesca para provar o seu ponto de vista. Quer saber quem escreveu o livro e porque o atribuiu ao Henri Pick, um sujeito que poderia, na sua visão, no máximo escrever as listas de compras ou algumas receitas. Em parte desse percurso conta com a ajuda de Joséphine, filha de Henri Pick (Camille Cottin)  

Mais do que um passeio pelo interior da indústria editorial, o filme revela alguns dos valores que a movimentam. A ilusão de que todos trabalham para publicar os melhores livros não se sustenta. Há uma cadeia de eventos e interesses muito específicos que passam despercebidos ao leitor. A publicação do texto não é a história do texto – é, muitas vezes, o apagamento desse percurso.

O labirinto possui muitos corredores e apenas uma saída. Quem quer escapar desse lugar nem sempre consegue ver a luz. São as relações afetivas que solidificam o saber literário e permitem que tudo se esclareça.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário