Páginas

sábado, 6 de agosto de 2022

O MENINO NO RIACHO



 

O riacho serpenteava o terreno uns trezentos metros depois da casa da fazenda. Estava situado entre um pequeno bosque e a imensidão do campo – que se perdia para muito além do olhar.

O filete d’água em contato com as pedras parecia dar voz à natureza. Esse som exercia um forte poder de atração sobre o menino. Ele frequentemente ia até lá, para tentar ver os peixes minúsculos e as plantas, beber daquele líquido transparente, ampliar o mundo limitado pela falta de brinquedos.

Apesar da proibição desses passeios, o menino fugia. Ninguém conseguia segurá-lo. Bastava a mínima distração e... Ele atravessava o jardim, ladeava a taipa e corria pela estradinha precária que levava até o paraíso. Corria como se a sua vida dependesse de chegar até lá...

Diante da possibilidade do menino se distrair com os passarinhos, com uma flor que estava engastada nas árvores, não ver as cobras ou simplesmente desaparecer, alguém precisava trazê-lo de volta. Voltava com a roupa molhada e um sorriso no rosto. Muitas vezes os lábios e as roupas estavam manchados com o sumo das amoras – que comia com avidez. 

Os adultos ficavam enfurecidos – gritos e ameaças de violências inimagináveis eram partes de uma ladainha monótona.

Em determinado momento, incapaz de vencer a obstinação do menino, a avó disse que era necessário acompanhá-lo, toda vez que ele fosse até o riacho. A resolução não foi bem recebida – inclusive porque não resolvia o impasse, talvez criasse outros –, mas foi acatada. 

Com os pés dentro do riacho, o menino estabelecia algum tipo de conexão com o planeta, ou melhor, instituía (para si mesmo) um lugar sagrado, um desses portais onde estão guardados os segredos que explicam a vida. Naquele instante, tudo o mais carecia de importância ou explicação. Era uma espécie de deslumbramento e que incluía (para assombro de todos) desconhecer a existência do medo e do perigo.

O poder da imaginação supera quaisquer limites – talvez fosse isso que o menino estava dizendo. Mas, ele se expressava em um idioma que estava fora do alcance de todos. Era impossível traduzir esse encantamento, essa felicidade em forma de avalanche – um deslizar de avassaladora alegria e satisfação. 

Nos dias de chuva, impossibilitado de ir até o riacho, o menino se resignava. Na janela da sala, o olhar carregado de tristeza parecia estar fixado no que é incerto ou carece de explicação. Imaginava dias cerúleos, uma ou outra nuvem a brincar com os raios de sol, momentos em que fica mais fácil perceber as diferenças entre a luz e a sombra. 

Ao longe, o vento e o mugir das vacas. 

Bastava o tempo melhorar e a ordem das coisas que constituem o mundo se restabelecia. O menino renovava as fontes de energia. E, como se fosse um desses mistérios que não possuem explicação, fornecia respostas às perguntas que nunca foram formuladas. 

                       ********************************************

Sem se importar que o tempo se esfarele a cada instante, misturando aventuras e tropeções, calmarias e turbilhões, lembranças e invenções, o menino quer continuar vivo em cada um de nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário