Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

IN VINO VERITAS – QUARENTA FRASES EMBRIAGADORAS


Um bom vinho é poesia engarrafada. (Robert Louis Stevenson)

– Os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons! (Cícero)

Cristo não consagrou a água, o leite ou a coca-cola: consagrou o pão e o vinho como alimentos do corpo e do espírito. (Fernando Sabino)

– Ouço dizer que os amantes do vinho serão castigados no inferno. Se os que amam o vinho e o amor vão para o inferno, o paraíso deve estar vazio. (Omar Khayyan)

Quando se trata de vinho, eu tenho gosto muito simples: sempre escolho o melhor. (Oscar Wilde)

– O vinho e a música sempre foram para mim um magnífico saca-rolhas! (Anton Tchekhov)

O vinho alegra o coração do homem; e a alegria é a mãe de todas as virtudes. (Johann Wolfgang von Goethe)

– Eu beberei leite no dia que as vacas comerem uvas. (Jean Gabin)

Toma conselhos com o vinho, mas toma decisões com a água. (Benjamin Franklin)

– A penicilina cura os homens, mas é o vinho que os torna felizes. (Alexander Flemming)

Boa é a vida, mas melhor é o vinho. (Fernando Pessoa)

– No banquete da vida a amizade é o pão, e o amor é o vinho! (Pailo Mantegazza)

A vida é como o vinho: se a quisermos apreciar bem, não devemos bebê-la até a última gota. (Lord Byron)

– Existem mais de mil anos de história em uma velha garrafa. (Paul Claudel)

O problema é que preciso beber para suportar as pessoas – e nesse momento as pessoas não conseguem me suportar. (Ring Lardner)

– Com o passar dos vinhos, os anos ficam melhores. (Anônimo)

Existe mais filosofia em uma garrafa de vinho do que em todos os livros. (Louis Pasteur)
Agora que a velhice começa, preciso aprender com o vinho a melhorar envelhecendo e, sobretudo, a escapar do terrível perigo de, envelhecendo, virar vinagre. (Dom Helder Câmara)

Embriaga-te sem cessar! Com vinho, com poesia e com virtude. (Charles Baudelaire)

– Deve-se usar da liberdade, como do vinho, com moderação e sobriedade. (Marquês de Maricá)

O vinho é um composto mágico: mata a sede, mata a vontade, mata a saudade. Faz nascer o calor, acende a paixão, desperta o amor. Traz luz para a vida, sabedoria, bom gosto, desejo. Alegra a mesa, acorda o homem, solta a mulher... (Carolina Salcides)

– Uma barrica de vinho produz mais milagres que uma igreja cheia de Santos. (Provérbio Italiano)

Na água refletimos nossa própria face. No vinho visualizamos a alma de outrem. (Provérbio Francês)

– O pobre prefere um copo de vinho a um pão, porque o estômago da miséria necessita mais de ilusões que de alimento. (George Bernanos)

Saboreiem do amor tudo o que um homem sóbrio saboreia do vinho, mas não se embebedem. (Alfred de Musset)

– A juventude é a embriaguez sem vinho... (Johann Goethe)

Deus apenas fez a água, mas o homem fez o vinho. (Victor Hugo)

– Nada embriaga como o vinho da infelicidade (André Gide)

Eu considero a amizade igual ao vinho. Bruta no início, e então amadurecendo com os anos. (Thomas Jefferson)

– Boa comida e bom vinho é o Paraíso na Terra (Henry IV)

Eu percebi que eu tinha concordado em não ser imortal quando comecei a beber meus velhos Bordeaux. (Philippe Bouvard)

– O vinho é a parte intelectual de uma refeição, as carnes e os legumes são apenas a parte material. (Alexandre Dumas)

O vinho estimula o apetite e dá sabor aos alimentos. Ele promove as discussões, a euforia e transforma uma simples refeição em um evento memorável. (D. Cooper)

– Qualquer homem inteligente pede um vinho que agrada as mulheres. (Miguel Torres)

O vinho é um prova constante de que Deus nos ama e deseja nos ver felizes. (Benjamin Franklin)

– Tirei mais proveito do álcool do que o álcool tirou de mim. (Winston Churchill)

Os que bebem vinho vivem mais do que os médicos que proíbem o vinho. (Benito Mussolini)

– Comer é uma necessidade do estômago, beber é uma necessidade da alma. (Claude Tillier)

Bebe vinho, ele te devolverá a mocidade, / a divina estação das rosas, da vida eterna, / dos amigos sinceros. Bebe, e desfruta / o instante fugidio que é a vida. (Omar Khayyam)

– Eu só bebo vinho. E de preferência sozinha, que é pra ninguém me encher com o fato de eu ficar muito filosófica e um pouco tarada (não necessariamente nessa ordem) com meia taça. (Tati Bernardi)

2 comentários:

  1. Aproveito o tema para postar o poema Bebida Nobre, do meu livro Em Obras, lançado em agosto deste ano:

    Da pura uva o vinho é cura
    quando se toma em poucas doses.
    Mas a vida, às vezes, quer a desmedida: pede um porre.
    Sábia será a mistura: bebida nobre.

    ResponderExcluir