Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2022

CINQUENTA POEMAS QUE RELEIO FREQUENTEMENTE (2ª PARTE)




NATAÇÃO

(Adriane Garcia)

 

Maníaca

Quis casar e ser dona

De casa

Marido filhos vida regular

 

Mas não pode entrar

Num lugar

 E ver aquários

 

A casa inteira alagando.

 

 

CASABLANCA

(Ana Cristina Cesar)

 

Te acalma, minha loucura!

Veste galochas nos teus cílios tontos e habitados!

Esse som de serra de afiar as facas

não chegará nem perto do teu canteiro de taquicardias...

Estas molas a gemer no quarto ao lado

Roberto Carlos a gemer nas curvas da Bahia

O cheiro inebriante dos cabelos na fila em frente no cinema...

As chaminés espumam pros meus olhos

As hélices do adeus despertam pros meus olhos

Os tamancos e os sinos me acordam depressa na madrugada

                                                                   [feita de binóculos de gávea

E chuveirinhos de bidê que escuto rígida nos lençóis de pano

 

 

IX

(Camila Assad)

 

Meu companheiro é Barão da Pindaíba

em um país não monárquico.

Usa chapéu de pelo de lebre e

um relógio de corda que parou faz algumas décadas.

Me chicoteia todos os dias às nove e meia

durante o segundo intervalo da novela

 

E vovó diz que isso sim é que é um homem.

Devo usar diariamente o meu melhor peignoir

e servi-lo com um bom boquete, perdão, banquete.

 

 

tempo

(Micheliny Verunschk)

 

o homem toca piano no andar de cima

do lado de fora se misturam

o canto dos pássaros

e as vozes quase infantis dos desenhos animados.

tudo na mais perfeita ordem

exceto, é claro, pelos fascistas que marcham na avenida.

 

 

(Paula Taitelbaum)

 

tô cansada

de foda

cronometrada

queria horas

e mais horas

de cravada

depois dormir

em concha

encaixada

com a xota

cheia

e toda

inchada


Nenhum comentário:

Postar um comentário