Páginas

terça-feira, 12 de junho de 2012

HOMENS AMAM MULHERES

Homens amam mulheres. E sem elas não conseguem viver.

Homens amam mulheres. Embora a maioria não consiga entender o poder de sedução de um buquê de flores. Ou de uma caixa de chocolates. Ou de um Eu te amo.

Homens amam mulheres. De maneiras diferentes. Algumas vezes os relacionamentos são suaves, delicados, enamorados. Como uma dessas histórias apaixonadas que a literatura, o teatro e o cinema costumam retratar em ritmo sinfônico, eufônico, muitas vezes confundindo amor e dor.

Homens amam mulheres. E expressam esse sentimento com a perda da voz, olhares carentes, beijos tímidos e ousados, caminhar pelas ruas de mãos dadas, pequenas carícias e grandes gestos apaixonados.

Homens amam mulheres. Imitando as fantasias produzidas pelos sonhos, costumam aparecem em cena montados em cavalo branco, a armadura brilhando, a felicidade estampada no rosto sorridente.

Homens amam mulheres. E isso significa assistir filmes românticos na companhia da amada, ir para a cozinha fazer pipoca ou alguma comida rápida.


Homens amam mulheres. E costumam falsificar a verdade com palavras bonitas.

Homens amam mulheres. E querem dar prazer a quem lhes dá prazer.

Homens amam mulheres. A maior prova? Desligar a televisão na hora do futebol.

Homens amam mulheres. Com estilos muito estranhos. Muitas vezes são violentos, manipuladores, possessivos. Confirmando os piores pesadelos, usam da estupidez como desculpa para protagonizar episódios que deveriam terminar em delegacias (mas, por alguns motivos estúpidos, nunca terminam).

Homens amam mulheres. Mas não todos. Há dissidentes sexuais. Somando bissexuais, homossexuais e abstêmios talvez sejam 20%, talvez mais.

Homens amam mulheres. E o Brasil comemora o Dia dos Namorados em 12 de junho. Nos países "civilizados" a data é celebrada em 14 de fevereiro, chamado de Valentine’s Day − Dia de São Valentino. O bispo Valentim lutou contra o imperador Cláudio II, que proibiu o casamento durante as guerras - acreditando que os solteiros eram melhores combatentes. Além de continuar celebrando casamentos, o bispo se casou secretamente. Quando isso foi descoberto, Valentim foi preso e condenado à morte. Muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes na prisão, em uma prova de que ainda acreditavam no amor. Na prisão, Valentim se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa do matrimônio) e de Pan (deus dos bosques, dos campos, dos rebanhos e dos pastores). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes batiam nas mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.

Homens amam mulheres. E isso deveria ser satisfatório. Não o é. O amor é insaciável, sempre quer mais, sempre requer mais, todos os esforços são insuficientes, o bom é manter esse vontade suspensa, como se estivesse a caminhar em corda bamba, a correr perigo.

Se for verdade que os homens amam as mulheres, todo cuidado é pouco: muitos príncipes são falsificados.

Um comentário:

  1. Homens amam mulheres. Mulheres amam dinheiro. Dinheiro é um significante puro. Lacan amava mulheres.

    ResponderExcluir