Páginas

sexta-feira, 8 de maio de 2020

DIÁRIO DA QUARENTENA (XLVII)





A vida não é uma ideia, é uma potência indescritível.
        (Ailton Krenak)

Tenho evitado fazer comentários sobre a forma com que as três esferas de governo (municipal, estadual e nacional) estão conduzindo as políticas de saúde em relação ao Covid-19. Está aquém do meu alcance qualquer contribuição nesse tema, exceto ficar em casa. É o que tenho feito. Só saio quando absolutamente necessário. Para o próximo mês, vou autorizar o desconto automático das contas de luz, telefone e cartão de crédito.

Também estou me esquivado de interpretar as ações culturais nestes tempos de pandemia. Isso não significa que estou compactuando com a mediocridade. Ao contrário. Almejando alcançar a serenidade e a harmonia com o universo, tenho feito grandes esforços para manter alinhados os chakras. Quero evitar o descontrole – momento em que parecerá adequado invocar Kalki, a deusa da destruição.

Na área educacional, qualquer julgamento constitui uma forma de “chover no molhado”. Límpida e transparente, a competência desse setor será matéria de estudos nos próximos vinte anos. Manterei a minha isenção sobre o tema. A novidade é a notícia que, naquela reunião ministerial que o governo não quer entregar a gravação para o Ministro Celso de Melo, há várias ofensas ao egrégio tribunal. Caso se confirme, o processo por calúnia, injúria, difamação, dano moral, ofensas à ordem constitucional e etc., principalmente o etc., será gigantesco. Vai ser divertido ver o sujeito “cantando na chuva”.


Não sou religioso. Se fosse, faria – diariamente – preces em favor das populações indígenas. Não bastassem as centenas de mortes por doenças transmitidas pelos brancos, os relatos de desmatamento e de ocupação violenta dos territórios das reservas (inclusive com agressões físicas) são o que há de mais selvagem em um mundo que transformou a natureza em comércio.

Também não tenho disposição para analisar o crescente índice de violência doméstica. Sempre sustentei que a vida entre quatro paredes equivale a um artefato bélico prestes a explodir. Pode funcionar bem, aqui e ali; mas, no geral, a catástrofe é inevitável. Somente os ingênuos não percebem essa característica familiar.

Não existe racismo no Brasil. Contestar essa afirmação, igualmente, não é minha tarefa. O máximo que poderia dizer é que, entre a casa grande e a senzala, cento e trinta e dois anos de abolição não foram suficientes para integrar o país – que continua sendo governado pelos brancos, todos descendentes de escandinavos, como apregoa Caco Antibes (o guru dos terraplanistas). Mas, isso seria extrapolar minhas funções de palpiteiro e invadir a seara alheia, que é a dos usuários de remédio tarja preta.  


Quero esquecer a necessidade da reforma agrária e/ou de multiplicar o número de moradias nas áreas urbanas. Esses assuntos não estão na pauta do dia, não resolvem o problema dos empreendedores à beira da falência, não contribuem para diminuir o preço do dólar ou para ampliar a especulação na Bolsa de Valores. Deixemos os pobres em paz!
  
Calado estou, calado vou ficar. Nada falarei ou escreverei sobre política. Meu terreno é o das amenidades: maratonas de séries televisivas, shows de roqueiros decadentes, atrizes sem talento, novelas remasterizadas, romances de verão e passeios em áreas turísticas.

Alienação acima de tudo, dinheiro acima de todos!    


Nenhum comentário:

Postar um comentário