Páginas

sábado, 23 de maio de 2020

DIÁRIO DA QUARENTENA (LXII)




Dorme-se melhor quando não se sabe como se fazem linguiças e política. A frase atribuída ao Chanceler Otto Von Bismarck (1815-1898) contém mais verdades do que podem imaginar os experts que pavoneiam nas redes sociais conhecimentos que não dominam.

Assistir o vídeo integral da reunião ministerial de 22 de abril é castigo que somente deve ser impingido aos que possuem estômago forte. Uma seleção dos “melhores momentos” mostra-se suficiente para assustar quem acredita que a boa educação deve prevalecer nas discussões governamentais. A liturgia do cargo, reivindicada pelos moralistas, não existe. Os bárbaros atravessaram os portões da cidadela.



Emulando Salò, ou os 120 dias de Sodoma (Dir. Pier Paolo Pasolini, 1976), a reunião abrange grau extremo de perversão (sexual, inclusive, como pode atestar algum calouro de psicologia). A quantidade de crimes que foram cometidos na reunião ultrapassa a imaginação mais criativa. Considerando a possibilidade de estarmos vivendo em um regime democrático, as ameaças aos Ministros do Supremo Tribunal Federal, Governadores e Prefeitos configuram flagrante desrespeito aos poderes constituintes do Estado brasileiro e devem originar medidas judiciais proporcionais às agressões verbais (de acordo com diversas tipificações no Código de Processo Penal). Nesse momento, vários escritórios de advocacia devem estar trabalhando nessas ações. A proposta de burlar o ordenamento legislativo em relação ao meio ambiente constitui crime de responsabilidade e a Câmara de Deputados e o Senado devem se manifestar, em momento oportuno, exigindo explicações.

E a alusão ao armar parte da população para uma possível guerra civil? E a milícia particular (paralela à Polícia Federal e à ABIN), que informa o poder sobre o que está acontecendo no país? Não seriam estes também crimes de responsabilidade?

Além de tamanhas atrocidades, que retratam com perfeição o conceito de banalidade do mal, percebe-se que os participantes da reunião ostentam extenso vocabulário sem conteúdo. Misturando palavras de baixo calão e bajulação explicita, parecem estar no botequim da esquina tomando cachaça e falando bobagens sobre futebol (que é a esfera onde, aparentemente, tudo é permitido).

Como disse, certa vez, Tom Jobim (1927-1994), O Brasil não é para principiantes. Sabia o ilustre músico que o olhar de esperança sofre de miopia. Em outras palavras, não enxerga um palmo diante do nariz. A realidade, embaçada pelo idealismo, exige mais do que um par de óculos de grau.



Obra inacabada, sempre na espera de um salvador da pátria (e que se revela uma fraude similar à fraude anterior), o Brasil não possui linhagem. Orgulha-se de vestir a casaca de vira-latas. Para combinar com o traje, desconhece o passado, desperdiça o presente e não imagina alguma possibilidade no futuro. Enfim, gosta de encenar – sempre que possível – alguma ópera-bufa. Os músicos da orquestra sem o mínimo entrosamento com os cantores. O tal samba do crioulo doido, mas sem ritmo, sem alegria, sem samba, sem crioulo, repleto de loucura. Esse proceder confirma a frase certeira do economista Roberto de Oliveira Campos (1917-2001), Bob Fields para os íntimos, o Brasil não corre o menor risco de dar certo.
    
O que se viu no vídeo da reunião ministerial não é mera demonstração de inabilidade política e administrativa. É o contrário. Todas aquelas pessoas estão empenhadas em destruir o país – e da maneira mais competente possível. A ausência de referências à crise sanitária, causada pelo Covid-19, indica que, nesse naufrágio iminente, nada mais resta senão se dirigir aos botes salva-vidas (claro, não há lugar para todos, alguém tem que morrer, antes ele do que eu, etc. e tal).

Falta ao Brasil entender que, nas palavras do escritor português José Maria Eça de Queiroz (1845-1900), políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo.

Um comentário:

  1. Estamos a deriva... Mas parafraseando a eterna Clarice"perder-se também é caminho" . Espero!

    ResponderExcluir