Páginas

domingo, 10 de maio de 2020

DIÁRIO DA QUARENTENA (XLIX)




Hoje, pela manhã, quando soube do falecimento do Sérgio Andrade Sant’Anna (1941-2020), minha primeira intenção foi escrever alguma coisa sobre os livros dele, talvez comparar alguns contos que orbitam em torno do futebol (Na Boca do Túnel, No Último Minuto, Das Memorias de uma Trave de Futebol em 1955 e A Senhoria Simpson, por exemplo). Imaginei que poderia ser uma interessante homenagem. Ele era torcedor do Fluminense. Evidentemente, para esse propósito se cumprir, precisaria reler os textos. Separei os livros. Iniciei a leitura. E, logo depois, adiei o projeto.

Os contos e os romances do Sérgio Andrade Sant’Anna merecem algo mais substantivo, menos ad hoc. Então, preciso fazer as leituras com cuidado, além de adquirir alguns textos que não tenho.  

Isso não me impede de dizer uma ou duas coisas sobre aquele que provavelmente foi o mais inquieto (e isso significa, simultaneamente, o mais criativo) dos escritores da literatura contemporânea. Recentemente, reli o conto O Concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro. Foi uma espécie de leitura complementar a outro conto, o do Sergio Rodrigues, A Visita de João Gilberto aos Novos Baianos. Enquanto Sant’Anna trata de ausências performáticas, Rodrigues utiliza tom diverso para mostrar o quanto há de genialidade em João Gilberto. Essas narrativas parecem dialogar entre si, uma refletindo na outra o que há de sutileza nos sons que saem do violão do músico baiano. Vozes que se entrecruzam e produzem uma harmonia assustadoramente bela.



Provavelmente o livro de Sergio Sant’Anna que mais me assustou foi Confissões de Ralfo. Mais do que um texto que ambiciona desconstruir as estruturas romanescas (porque pergunta, de forma incessante, qual é o propósito do romance e da literatura), o destaque está no curto-circuito no imaginário do leitor – que se vê soterrado por uma narrativa que avança impiedosamente através de capítulos curtos, diálogos impactantes, técnica narrativa inovadora e julgamento dos valores da sociedade burguesa. Alguns críticos afirmam que é um livro datado, produção típica dos anos 70. Não há consenso nessa interpretação, visto que o alcance literário do romance ultrapassa as fronteiras temporais.  



Entre os contos, Um Discurso Sobre o Método, A aula, Conto (não conto) são peças obrigatórias em qualquer antologia. Há um frescor narrativo em cada uma desses textos, o mundo das palavras sendo subvertido pela criatividade.

Sergio Sant’Anna foi um opositor do atual governo. Observador dos absurdos diários (cometidos por alguém que não dispõe das ferramentas básicas, sejam intelectuais, sejam políticos, para governar uma nação), em um de seus últimos posts, escreveu: O Brasil virou um filme de terror.   

Por fim, sem querer adivinhar qualquer coisa ou induzir o que não corresponde aos fatos, é possível evocar as últimas frases do conto Das Memorias de uma Trave de Futebol em 1955, publicado recentemente na Folha de São Paulo: A noite logo vai cair. A noite também é bonita, mas seria muito mais se fosse dia de jogo, o estádio iluminado. Mas não. Para mim, em breve, será só escuridão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário