Páginas

quarta-feira, 20 de maio de 2020

DIÁRIO DA QUARENTENA (LIX)


É assim que o mundo termina, não como um estrondo, mas como um gemido. 
               (T. S. Eliot)

Thomas Stearns Eliot (1888-1965)

Quando tudo isso acabar e o novo normal se estabelecer, saberemos reconhecer o que sobrou de importante em meio aos destroços? A pergunta é retórica. Inclusive porque as palavras novo e normal não podem coexistir na mesma frase. E, se pudessem, não indicariam uma resposta. Nem agora e nem no futuro (próximo ou distante). Porque talvez não haja futuro. Estamos à deriva, no meio de mar bravio, a orquestra tocando alguma música dançante enquanto o choque contra o iceberg não acontece.

Sim, estou ciente de que essa metáfora está desafinada. Em momentos de crise, o tom sempre estará desafinado. Soube, na segunda-feira, que um dos motoristas de taxi do ponto em frente ao supermercado faleceu. Teve um acidente vascular cerebral (AVC) quinze dias atrás, talvez causado pela aflição de ter que (sobre)viver com a diminuição da renda mensal – pagar as contas está se tornando um fardo pesado demais para algumas pessoas. Toda vez que precisar de um motorista para me conduzir pelas vielas do povoado, sentirei falta de Pedro.

Um dos efeitos mais complicados da quarentena aparece no momento em que percebemos que estamos perdendo contato com o mundo “real”. O isolamento elabora uma sensação de não-pertença. É como estar vivendo em um mundo estranho, distante da realidade. Provavelmente, outras pessoas conhecidas também estão desaparecendo e só terei conhecimento disso mais tarde, talvez em alguma conversa ocasional.


Em alguns momentos, talvez para justificar a bolha onde me enclausurei, elaboro ficções. Imagino viagens para lugares longínquos, onde não há ligações telefônicas, onde a Internet não existe. Talvez não possa sequer mandar cartões postais. Não sei se esse proceder é saudável. Independente das distâncias e dos percursos, estamos indo sempre para casa, como lembra um dos personagens de Lavoura Arcaica, do Raduan Nassar.

Ouço a voz de John Lennon, em outro contexto, dizendo que Life is what happens to you / While you’re busy making other plans (A vida é o que acontece quando você está ocupado, fazendo outros planos). Deve ser isso. Ou algo parecido. Mas não dá para ignorar que de quinze em quinze minutos surge um profeta do apocalipse. Não é o meu caso. Ainda tenho muitas coisas para ver, muitos livros para ler, muitas bobagens para dizer/escrever, muitas desculpas para pedir. Não quero perder o grande espetáculo da vida.


Ah, que o T. S. Eliot me desculpe, nunca procurei medir a minha vida com colherinhas de café (I have measured out my life with coffee spoons), então prefiro que o fim do mundo aconteça (se acontecer) com bastante barulho, talvez com uma banda de jazz tocando standards


Um comentário: