Páginas

sexta-feira, 29 de maio de 2020

DIÁRIO DA QUARENTENA (LXVIII)




Ir ao supermercado está se tornando uma aventura. O Covid-19 instituiu uma série de procedimentos de segurança. Não bastasse a máscara obrigatória e o lambuzar das mãos com álcool gel, agora têm a medição de temperatura. O segurança aponta um aparelho esquisito para tua testa e dispara sei lá o quê. Se você não estiver com febre, ele permite a entrada no templo do consumismo.

Foi isso que aconteceu comigo, hoje pela manhã. Fui comprar alguns produtos básicos, o fim de semana está batendo na porta e, aos sábados, esses lugares se transformam em sinônimo de multidão. Depois de conferir armários e a geladeira, fiz uma lista relativamente extensa do necessário para atravessar em segurança os próximos dias.

O supermercado é perto, uns quinhentos metros de distância do apartamento, talvez menos, não sou bom nesse negócio de calcular distâncias. Vesti a jaqueta e fui. Fui sem a lista. Ficou esquecida em cima da mesa do escritório. Só percebi o detalhe na metade do caminho. Não quis voltar. Confiei na memória, afinal tinha conferido – várias vezes – o que estava precisando comprar.

Frutas, iogurte, leite, manteiga, pão. Não. Pão ainda tem em casa. Não vai ser preciso. Mas, quem pode resistir a alguns croissants ou um pedaço de apfelstrudel? A moça da padaria já conhece os meus gostos, sou um cliente previsível. Sigamos em frente. Sorvete de pistache – esse sim um artigo de primeira necessidade! Salame, suco de laranja, sabonete líquido, esponja para lavar louça, Bombril, água mineral com gás. Será que é só isso? Tenho a impressão que está faltando alguma coisa.

Chocolate. Quero aquele com castanha do Pará. É nacional, mas isso não importa. É quase tão bom quanto o da loja de nome estrangeiro, franquia dos sujeitos que possuem uma lavanderia financeira. Eba! Está em promoção. Compre três, pague dois. Quem há de resistir? Eu, não!

No caixa, tento pagar com o vale-refeição. A atendente me avisa que não tenho saldo. Deveria ter. Alguma coisa aconteceu, preciso verificar depois. Sem escolha, uso o cartão de crédito. Débito, por favor.


Com as sacolas na mão, paro no totem do álcool gel para engraxar as mãos outra vez. Todo cuidado é pouco, sussurra o grilo falante higienizador que mora dentro de mim.

Na praça de alimentação, decido levar para casa o almoço. Depois de mais uma rodada de álcool gel, precisei calçar umas luvas de plástico, um inferno em forma de prevenção sanitária. Com as mãos besuntadas, a tarefa se torna uma espécie de missão impossível. Nem preciso dizer que há uma fila e que o idiota que não sabe usar as luvas está atrapalhando o trafego. Depois de uma eternidade, o suor ameaçando surgir na testa, consegui comprar um pouco de comida. Paguei em dinheiro.  

Livre de toda aquela agitação sai à rua e comecei a caminhar na direção do lugar onde moro. Em casa, descubro que esqueci o queijo. Também não trouxe alguns produtos de limpeza. Todas essas coisas constavam da lista.

Amanhã será outro dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário