Páginas

quinta-feira, 28 de maio de 2020

DIÁRIO DA QUARENTENA (LXVII)


Heráclito de Éfeso (aproximadamente 500 a. C. –  450 a. C)


Em tempos de pandemia, há a falsa impressão de que o mundo está parado. É o contrário. As mudanças estão acontecendo a todo instante. E em um ritmo que nem sempre conseguimos captar. A redoma proposta pela quarentena age como um inibidor da percepção. Seja porque há um visível contraste entre o tempo antes da pandemia (grande velocidade) e o tempo da pandemia (baixa velocidade); seja porque o nosso olhar está voltado para o outro lado, local em que acreditamos estar o que nos interessa.

Para muitas pessoas (principalmente aqueles que não possuem salário garantido ao final do mês), a ameaça da doença se choca com a ameaça de passar fome. Como não conseguem contornar esse paradoxo, nada mais lhes resta senão enfrentar – com ou sem máscaras – o mundo que está além das barreiras protetoras do lar. Essas pessoas não estão preocupadas em discutir as mudanças que estão acontecendo a cada instante – o aqui e agora se impõe.

Para quem está em isolamento social, o entendimento está em outro nível. Concentrando-se em detalhes (que sempre pareceram de mínimo interesse), descobre-se que as modificações são inevitáveis, mas quase imperceptíveis. O que antes parecia se estender por quilômetros, agora se mede em milímetros.


Deixe-me dar alguns exemplos bobos do dia a dia.

Hoje pela manhã percebi que o sabonete líquido está no fim. Comprei embalagem de um litro, vários meses atrás. A previsão era que durasse eternamente. Ou quase isso. Usava moderadamente e nas ocasiões básicas de civilidade social. A reclusão voluntária mudou meus hábitos de higiene. Estou lavando as mãos diversas vezes durante o dia. Por qualquer motivo, lá estou diante da pia, a água e o sabonete unidos como se fossem uma tábua de salvação nesse mar de Covid-19 que nos cerca. Logo,... Sem que percebesse, o conteúdo do frasco está próximo do fim. Amanhã, quando for ao supermercado, terei que acrescentar um item novo na cesta de compras.

Passei a vida toda evitando lavar a louça. Muitas vezes (quase todas) deleguei o trabalho para as pessoas que ocuparam o posto de Assistente para Assuntos de Limpeza Doméstica (AALD). Sujava e empilhava na pia da cozinha. Ou seja, transferia a função. Por razões básicas de proteção mútua, mudei o proceder. Temporariamente, tenho que resolver sozinho os problemas domésticos. Não estou muito contente com isso, mas lavo a louça quase todos os dias.   
  
Na última visita à farmácia comprei um creme para as mãos. Nunca tinha feito isso. Nunca me imaginei fazendo isso. Outras prioridades. Olhando para minhas mãos, descobri que elas estão ressecadas. Será isso consequência do uso constante de álcool gel, sabão de coco, detergente biodegradável? Não sei. E o fator idade, será que não tem contribuído para ampliar os danos que nunca tinha percebido antes? O que posso dizer é que, durante muito tempo, ignorei esse tipo de questão e que, por algum motivo psicológico, agora ela apareceu como questão central.

Pois é, estou usando creme para as mãos. Não é algo que me agrada. No entanto, reflete que estão ocorrendo algumas alterações no meu modo de viver. Heráclito de Éfeso foi, possivelmente, o primeiro filósofo que entendeu que tudo flui e nada permanece. E isso está expresso no célebre aforismo que lhe é atribuído: ninguém se banha duas vezes no mesmo rio.

Um comentário:

  1. É em tempos de pandemia nosso olhar desenvolve novos endereços, antes nunca visitados ou ignorados! Abraço!

    ResponderExcluir