Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

DICIONÁRIO DE LAGEANÊS

Si num quizé iscuitá baruio di purungo, num acuiéri di dois.

Em 2000, quando estava terminando o mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina, houve quem me pedisse "tradução" para o ditado popular acima.

Esse incidente me alertou para a necessidade de resgatar parte daquilo que poderíamos chamar de "a identidade lageana". Uma das muitas formas de efetivar esse tipo de ação cultural seria a organização de um pequeno dicionário de lageanês. Nada muito complicado ou acadêmico, mas que seja versátil o suficiente para abranger e explicar algumas das mais importantes manifestações do pensamento dos habitantes do Planalto Catarinense.

Por que é importante organizar e publicar um dicionário de lageanês? Várias são as respostas, mas talvez a mais importante seja a de que precisamos estar conscientes de que o a−pós−a−modernidade (manifesto, principalmente, pelos avanços da tecnologia) trabalha para eliminar as diferenças culturais, estabelecendo, entre outros efeitos, um padrão lingüístico único. E isso resulta em mais uma dificuldade: há quem defenda a tese de que o país inteiro deve falar/escrever segundo as regras da "norma culta" (também conhecida como a "tirania da gramática"), ou, pior, pelo "padrão Globo", pois desta forma a língua seria, de fato, "única" em todo o Brasil.

O problema é que esse tipo de proposta causa a destruição da História (lingüística, cultural) dos agrupamentos humanos. A formação social de cada comunidade se realiza através da soma de diversas influências e isso se reflete no comportamento e no falar do povo que habita aquela região. Ou seja, o dialeto regional é sempre a expressão de um universo rico em significados e alusões muito específicos. No caso dos lageanos e, por extensão, dos serranos, cabe lembrar que algumas das expressões mais usadas na região remontam ao português arcaico dos tempos de fundação da cidade.

Iniciativas similares (dicionarizar os dialetos regionais) já foram realizadas – e com sucesso! – em Porto Alegre, Florianópolis e em quase todas as capitais do Nordeste.

Está na hora de publicarmos o nosso dicionário de lageanês!

Um comentário: