Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

GATOS: UMA ANTOLOGIA DE CONTOS E POEMAS

Durante muito tempo imaginei como projeto literário uma antologia de contos e poemas sobre gatos. Queria que fosse um livro bacana, daqueles repletos de fotos de escritores e seus felinos. A integração entre texto e imagem.

A idéia, que parecia ótima no primeiro instante, foi, aos poucos, sendo deixada de lado. Depois de meses de leituras, pesquisas e entusiasmo, as dificuldades tomaram conta do projeto. A fantasia inicial era de reunir textos que ainda não caíram no domínio público – e que não são muito conhecidos. Por exemplo, Os gatos (John Updike), Gato perdido (Mary Gaitskill), A maior presa de Ming (Patricia Highsmith) ou Orientação dos gatos (Julio Cortázar). Isso sem falar de alguns trecho de Desesperados, o excelente romance de Paula Fox, ou do maravilhoso Eu Sou um Gato, do japonês Natsume Soseki. No Brasil, o tema foi contemplado com alguns contos brilhantes. Gato gato gato (Otto Lara Resende) e Emanuel (Lygia Fagundes Telles) são inquestionáveis. Qualquer seleção não pode ignorar Heloisa Seixas, que publicou um livro inteiro (Sete vidas) sobre o tema.

No campo da poesia, a fauna é mais variada, são tantos que daria para publicar facilmente dois volumes (aos curiosos, duas dicas: www.catquotes.com/catpoetry.htm e www.moggies.com.uk/catpoems.html#twocatspoem).

A ilusão desapareceu ao iniciar a discussão sobre tradução e direitos autorais. São barreiras intransponíveis. E se isso fosse contornado (o que é quase impossível), ainda existem outras quinhentas dificuldades. Qualquer publicação é resultado de uma guerra. Resultado: projeto adiado.

Uma variação dessa idéia seria reunir alguns amigos e produzir material novo. A possibilidade de ter que dizer para alguém que o texto enviado não era adequado ou que não tinha boa qualidade impediu progressão. Melhor esquecer.

Sobrou a pior das alternativas: trabalhar com o material que não demanda discussões emocionais ou econômicas. Essa proposta também naufragou. A publicação de Os melhores contos de cães e gatos, organizada por Flávio Moreira da Costa (Ediouro, 2007), que reuniu (na maior parte) textos de domínio público, tornou o projeto de outra antologia obsoleto − outra vez.

Enquanto o livro sonhado não se concretiza, só resta reler os textos que me agradam e esperar por dias melhores.

2 comentários:

  1. Perfeito!Sou apaixonada por contos sobre gato.

    Faltou Eu sou um gato- Natsume Soseki

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Srta G: Para meu pavor, não li "Eu sou um gato"! Vou comprar um exemplar e o mais rápido possível (não posso viver com esse constrangimento!).

    ResponderExcluir