A união entre literatura e cinema nem sempre resulta em felicidade. No caso das adaptações de livros de ficção, o leitor costuma deixar a sala de exibição com a sensação de que houve algum engano ou traição. E não adiante argumentar que são formas artísticas que utilizam linguagens diferentes e que o cinema, em comparação com a literatura, possui algumas limitações. É um problema insolúvel – mesmo quando a transposição é de qualidade.
Em paralelo, há uma série de filmes que adotam
a metalinguagem. Isto é, que utilizam a literatura, os livros, os escritores e
as livrarias como tema. Entre os clássicos desse subgênero pode-se mencionar Nunca
Te Vi, Sempre Te Amei (84 Charing Cross Road. Dir. David Jones, 1987); Nunca Te Amei (The Browning
Version. Dir. Anthony Asquith,1951; Dir. Mike Figgs, 1994); O Clube de
Leitura Jane Austen (The Jane Austen Book Club. Dir.
Robin Swicord, 2007); O Mestre dos Gênios (Genius. Dir. Michael Grandage,
2016); A Livraria (The Bookshop. Dir. Isabel Coixet, 2017).
O diretor francês Remi Benzaçon
(conhecido pelo drama familiar Le Premier Jour du Reste de Ta Vie, 2008)
acrescentou um novo título a esse série de filmes: O Mistério de Henri Pick (Le
Mistère Henri Pick, 2019).
A editora Daphne Despero (Alice Isaaz) encontra
um manuscrito na biblioteca de Crozon, na Bretanha. O texto estava na Seção dos
Livros Rejeitados, que é o lugar onde estão depositados alguns textos que foram
recusados por diversas editoras. Após ser publicado, As Últimas Horas de uma
História de Amor se transforma em best-seller. O crítico literário Jean-Michel
Rouche (Fabrice Luchini) não acredita que um texto tão interessante, que
dialoga com a obra do poeta russo Alexander Sergeyevich Pushkin (1799-1837),
possa ter sido escrito por Henri Pick, o falecido dono de uma pizzaria. Tomado
por uma espécie de obsessão, decide que precisa descobrir quem é o verdadeiro
autor da narrativa.
Misturando enciclopedismo e pedantismo, Jean-Michel
faz questão de mostrar, a todo instante, a sua superioridade intelectual. Elitista delirante, condiciona a obtenção do sossego com o desmascarar o
dono da pizzaria. Por isso, confronta a viúva e a editora em seu programa de televisão.
Esse procedimento destemperado resulta em duas pequenas tragédias: perde o
emprego e é abandonado pela esposa.
Sem grandes objetivos imediatos,
Jean-Michel decide iniciar uma cruzada detetivesca para provar o seu ponto de
vista. Quer saber quem escreveu o livro e porque o atribuiu ao Henri Pick, um
sujeito que poderia, na sua visão, no máximo escrever as listas de compras ou
algumas receitas. Em parte desse percurso conta com a ajuda de Joséphine, filha
de Henri Pick (Camille Cottin)
Mais do que um passeio pelo interior da indústria
editorial, o filme revela alguns dos valores que a movimentam. A ilusão de que
todos trabalham para publicar os melhores livros não se sustenta. Há uma cadeia
de eventos e interesses muito específicos que passam despercebidos ao leitor. A
publicação do texto não é a história do texto – é, muitas vezes, o apagamento
desse percurso.
O labirinto possui muitos corredores e
apenas uma saída. Quem quer escapar desse lugar nem sempre consegue ver a luz.
São as relações afetivas que solidificam o saber literário e permitem que tudo
se esclareça.
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